domingo, 28 de agosto de 2011

Balibó


Balibó (Balibo, Austrália, 2009) Direção de Robert Connolly. Com Anthony LaPaglia, Oscar Isaac, Damon Gameau, Gyton Grantley, Mark Leonard Winter.


Renato Cordeiro

Em 1975, cinco correspondentes de guerra aceitaram o risco de cobrir a sangrenta invasão do Timor Leste pela Indonésia. Mais de 30 anos depois, a busca de um jornalista pelo paradeiro dos chamados "5 de Balibó" chegou às telonas em um filme que, apesar de convencional, é cheio de tensão e utiliza bem alguns elementos consagrados dos thrillers políticos.

Balibó costura duas tramas paralelas. Em uma delas, o longametragem reconstrói os passos da equipe de jovens profissionais empenhada em registrar a invasão iminente das tropas de Jacarta. A fotografia levemente granulada permeia a maior parte das cenas que mostram um misto de entusiasmo e temor que toma conta do grupo. Já a trama principal acompanha a perigosa investigação conduzida pelo repórter freelance Roger East, interpretado pelo ótimo Anthony LaPlagia.

East chega ao Timor Leste acompanhado de José Ramos-Horta, que na época era um guerrilheiro da Fretilin, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente. A idéia de Horta era criar uma agência de notícias responsável por divulgar ao mundo as atrocidades que estavam por vir, mas o repórter australiano logo deixou claro que o objetivo principal que o conduzia era encontrar os colegas desaparecidos.

À medida em que o espectador acompanha os passos dos 5 de Balibó, o filme retorna à busca de East, que se dá nos mesmos lugares por onde passaram. Com isso, quanto mais os jornalistas se aproximam do perigo, maior a apreensão do público quanto ao que o destino reserva ao veterano que se empenha em procurá-los. O roteiro parte do princípio de que o espectador, assim como a maioria das pessoas, não conhece o destino das pessoas retratadas na trama e, com isso, vai ter de se contentar em esperar que a história se desenvolva. Poderá roer as unhas no processo.

Nota: 7,0 (de dez)










Nenhum comentário:

Postar um comentário